quinta-feira, 31 de maio de 2012

20 anos da Sapecada de Lages/SC

Clarissa Moura

Acontece nos dias 04 e 05 a 20ª edição da Sapecada da Canção em Lages Santa Catarina. O evento está inserido nas comemorações da Festa Nacional do Pinhão. Sem dúvida é um dos festivais mais consagrados, apesar de ser fora do Rio Grande do Sul. Uma superestrutura é montada no Parque Conta Dinheiro para receber gaúchos, catarinenses e também apreciadores da música gaúcha de todo o Brasil.

É um evento pioneiro no gênero no Estado de Santa Catarina, que orgulha o povo serrano e catarinense. O nome Sapecada vem de um hábito típico da região serrana dos campos de Lages, é a forma mais primitiva de consumo do pinhão. Sapecar o pinhão significa assar o pinhão numa fogueira feita com grimpas (galhos) do pinheiro. O pinhão é lançado ao fogo e retirado após a queima das grimpas quando já estará pronto para ser saboreado. O nome Sapecada foi dado ao festival para reforçar a lembrança deste hábito típico da região, entre aqueles que cultivam as tradições. 


Ouça as músicas das edições anteriores em http://www.festadopinhao.com/sapecadas.php

Ao longo da semana estaremos disponibilizando mais informações sobre o evento e o BAHstidores estará fazendo a cobertura completa dos bastidores dos 20anos da Sapecada da Canção Nativa em Lages Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário